Empreendedorismo

O que é Empreendedorismo?

Começamos pela definição de empreendedorismo. É o estudo dedicado ao desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas à criação. Saber identificar oportunidades e transformá-las em realidade.

A importância do empreendedorismo está na geração de riquezas, promovendo crescimento, desenvolvimento. Gerar mudança tanto econômica quanto social.

Ser empreendedor

Ser empreendedor é possuir algumas das características como criatividade, pró-atividade, capacidade de organização, planejamento, responsabilidade, capacidade de liderança, habilidade de trabalhar em equipe, assumir riscos – calculados, controlar resultados, ter uma visão de futuro, aproveitar as oportunidades, ser agente de mudança, ser resiliente, saber ouvir, facilidade em comunicação e encarar os possíveis fracassos como uma oportunidade de aprender e ser melhor.

Fica difícil identificar um empreendedor diante de tantas características. Vamos a outras explicações.

Segundo Augusto Cury:

“Ser um empreendedor é executar os sonhos, mesmo que haja riscos. É enfrentar os problemas, mesmo não tendo forças. É caminhar por lugares desconhecidos, mesmo sem bússola. É tomar atitudes que ninguém tomou. É ter consciência de que quem vence sem obstáculos triunfa sem glória. É não esperar uma herança, mas construir uma história… Quantos projetos você deixou para trás? Quantas vezes seus temores bloquearam seus sonhos? Ser um empreendedor não é esperar a felicidade acontecer, mas conquistá-la.” 

Está melhorando. Para ser um empreendedor não basta apenas ter uma boa ideia e querer cria-la sem antes muita dedicação no trabalho e nos estudos. Conhecer o que você quer é o primeiro passo de um longo caminho. Sempre fui fascinado pelo mundo da inovação. O dono da venda da esquina que cria uma novidade e em pouco tempo seu produto está conhecido regionalmente. Passado mais algum tempo, esse pequeno empresário chama a atenção de investidores e acontece o que ninguém esperava, aquele negócio familiar se torna um grande empreendimento.

Encontramos na internet e em livros diversos conselhos, passo a passo entre muitos métodos de como se tornar um empreendedor. Explorar a criatividade em vários cenários, aprender sobre os mais diferentes assuntos estimulam a inovação. Por que inovar é tratar coisas de sua realidade de forma diferente e acreditar na sua ideia também é um ponto muito forte do empreendedor. Você compraria o que você está vendendo? Depois de ter certeza que sim, buscar o consumidor e torná-lo um fã do seu produto.

Ter ideias não é algo que possa ser ensinado. Particularmente, o processo de ter ideias vem em momentos de descontração. Estamos passando por um momento que merece muita atenção pois possuímos condições de acesso a uma grande quantidade de conhecimento mas se esse conhecimento não for utilizado de forma criativa, não adianta nada. Com imaginação pode-se se criar tudo.

Segundo o vocalista da banda Iron Maiden Bruce Dickinson, o mundo dos negócios é como o oceano. “Se você fica parado, como o peixe, você será comido por tubarões. Se você tem fãs, clientes fiéis, então você tem algo realmente valioso. Desenvolver negócios é desenvolver algo valioso. Se você quer ficar no mercado, tem que pensar o que é valioso e o que seu negócio faz que seja único e especial.”. E completa que a relação pessoal, com contato olho no olho, é o que faz negócios darem certo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s