Lições para empreendedores: Aprenda!

Olá pessoal!

A revista exame PME fez uma reportagem sobre as lições básicas das grandes empresas que nós devemos colocar em prática em nossos negócios. Vamos a elas?

1 Como melhorar a qualidade

Padronize procedimentos. Criar regras para atividades rotineiras da empresa, como controle de estoque e protocolo de atendimento ao cliente, são importantes para que o resultado de uma tarefa não dependa apenas do funcionário que as instituiu.

Obtenha certificados de qualidade. Certificados como os da família ISO obrigam que a empresa tenha indicadores de desempenho para para monitorar aspectos que interferem na qualidade dos serviços.

2 Como traçar processos eficientes

Organize o fluxo. Deve haver lógica na localização de funcionários, móveis e maquinas para que as pessoas não fiquem andando de um lado pro outro o tempo todo. Isso é óbvio – mas com o tempo, o perfil da empresa muda e dificilmente alguém se lembra de reorganizar o espaço.

Tenha uma politica de combate ao desperdício. Ensine os funcionários a detectar qualquer oportunidade para fazer seu trabalho mais rapidamente, mais barato e melhor. Prêmios podem ser criados para recompensar as boas sugestões.

3 Como fazer seu plano de sucessão.

Planeje-se para o longo prazo. O empreendedor deve definir o momento em que pretende deixar o comando – numa certa idade, por exemplo – e determinar um prazo para escolher e treinar quem virá.

Prepare o sucessor. É necessário estabelecer o que um herdeiro precisa saber antes de assumir  o controle da empresa. Pode ser estipulado por exemplo, que ele tenha de ter trabalhado em um concorrente ou estudado no exterior. Ou, ainda, que já tenha ocupado diferente funções no próprio negócio da família.

4 Como contratar ou treinar pessoas.

Contrate recém-formados As empresas que contratam e treinam pessoas que acabaram de sair da faculdade têm duas vantagens – não ficar no meio do fogo cruzado da guerra por profissionais que já estão bem empregados e educá-los a seguir a cultura da empresa desde o começo

Desenvolva um programa de mentoria Funcionários experientes e que respiram a cultura da empresa podem ser encarregados de orientar um ou mais novatos, estipular metas para eles e cobrar resultados. Isso é bom parar desenvolver o espirito de liderança em quem ensina

5 Como girar mais os estoques

Classifique os itens por importância Estoques de produtos à venda ou de componentes tem de ser organizados de acordo com a lógica do negócio. Há os itens quem saem mais, os que representam mais faturamento, os que pesam mais nos custos se ficarem encalhados. É esse diagnóstico que permitirá definir o que comprar e de quando em quando. Como a economia é dinâmica, esse levantamento precisa ser refeito de tempos em tempos

Estude o perfil do cliente  As empresas nunca colecionaram tantos detalhes sobre o comportamento de seus clientes como agora. É preciso usar esses bancos de dados para identificar perfis de clientes que compartilham certos hábitos de compras e oferecer a eles sugestões personalizadas.

6 Como vender com o melhor preço

Considere o todos os custos e despesas. Muitos empreendedores, ao calcular as margens para formar o preço, esquecem de contabilizar custos fixos como impostos, aluguel, água, luz, telefone e salários. Isso pode trazer prejuízos cuja origem é difícil de identificar

Fuja da guerra de preços Quando muitas empresas disputam clientes com preços cada vez menores num longo período, dificilmente uma delas consegue aumentar as vendas o suficiente para que os ganhos de escala compensem os descontos. Dependendo da situação no setor, é o caso de repensar toda a estratégia do negócio

Você tem mais alguma dica? Deixe nos nossos comentários

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s