Driblando a crise, criando oportunidades!

Posso dizer que já somos craques nisso, além do futebol, temos uma expertise própria para driblamos qualquer crise. Estou com quase 60 anos e já vi o Brasil passar por muitas (e eu também) e estamos vivos!!!

Como Consultor, nestes últimos 25 anos, tive a oportunidade de acompanhar centenas de empresas e milhares de pessoas, sempre em crise. Ou pessoal, ou empresarial, ou financeira, ou por falta de conhecimento, ou por falta de organização ou por falta de planejamento.

Não importa, na verdade, o motivo, em boa parte destas situações, procuramos encontrar responsáveis pela mesma, tais como: inflação, desemprego, altos impostos, incompetência do governo ou da administração da empresa, liberdade nas importações (principalmente do Japão, China, Índia e Estados Unidos), seca (falta de água) ou chuva (enchentes demasiadas), estradas ruins e mais um monte de motivos, alguns até justos e verdadeiros mas, ninguém, assume a sua própria culpa perante a situação, quase ninguém faz ou diz: “mea culpa”.

Algumas empresas não vão para a frente porque seus administradores proprietários, chamados de empresários, simplesmente não se prepararam para isso, não tem conhecimento, não se esforçaram para aprender, não tem e não sabem quais as características básicas de um empreendedor e, por preguiça ou simplesmente porque não dão valor, nem querem saber ou se capacitar para terem sucesso em seus negócios e nem estudam o básico da administração de uma empresa, uma boa parte não sabe nem se tem lucro ou prejuízo ou se no preço que vende o seu produto / mercadoria ou serviço tem algum lucro ou, pelo menos, está empatando.

Pessoalmente, muitas pessoas também não estão nem ai, vão dizendo: deixa a vida me levar que uma hora eu chego lá, não sei aonde, mas chego. Querem é ficar rico encontrando formas milagrosas de ganhar dinheiro da noite para o dia, ou vice-versa e, se tem emprego, não se preocupam em fazer a diferença (a grande maioria) e se destacarem no mercado para, um dia, concretizarem os seus sonhos. Não procuram crescer dentro das empresas ou não optam por outra profissão que gostem e, desta forma, acabam se acomodando com o que a vida lhes oferece.

Podem perceber que apenas 5% das pessoas ou empresas tem sucesso e conseguem, no decorrer do tempo, atingirem os seus objetivos, as suas metas e realizarem os seus sonhos, por mais difíceis que, à principio, possam parecer. São super pessoas? Não, são pessoas comuns, iguais a nós. O que muda, então? ATITUDES!!!

Tudo porque, a maioria, 95%, por incrível que pareça, desistem no meio do caminho ou encontram qualquer das desculpas acima mencionadas para não continuarem a sua luta, desanimando logo nas primeiras tentativas e se considerando incapazes de fazer algo por si mesmas, ledo engano!

Existe alternativa para isso? Tem como ser diferente? Tem como alcançar o objetivo? Tem como realizar os sonhos, por mais impossíveis que sejam?

É lógico, certo e verdadeiro que tem, mas se você, como trabalhador normal ou como empresário não der o primeiro passo para mudar tudo isso, tenho certeza, você não vai conseguir. Não porque seja algo inalcançável mas porque , simplesmente, você não deseja o suficiente para que isso aconteça.

O primeiro passo está dentro de você mesmo, é a sua ATITUDE, DETERMINAÇÃO e AÇÃO que fará com que tudo isso não passe apenas de mais uma simples palavra no dicionário: crise! Isso só existe para aqueles que são ou estão fracos, desanimados com a vida, incapazes de reagir ou de assumirem posturas diferentes. A escolha de um novo dia, uma nova oportunidade, uma nova chance, uma nova visão estão à sua frente e dentro de você mesmo, acredite nisto!

Não existe milagre, você vai ter que trabalhar, se esforçar muito, vai ter que planejar, vai ter que buscar oportunidades, vai ter que criar, se reinventar, inovar e colocar em prática a sua boa vontade, não precisa melhorar 100% de uma vez, basta 1% a cada dia para que esta mudança aconteça e você veja, diariamente, que seu sonho pode se tornar realidade, você tem essa força dentro de você, lá no fundo, é um dom escondido, mas ele está presente em você, deixe essa luz sair e iluminar o seu caminho.

Experimente escrever em um papel o seu objetivo, apenas um, e, durante 30 dias, pense nele, pense positivo, não tenha nenhum pensamento negativo, atraia apenas energia positiva para você, sua vida, sua família e seus negócios. Medite a respeito do seu objetivo e como é que você vai fazer para conseguir. Creia nisso, tenha fé em você e em Deus ou no Universo. Sinta isso em você todos os dias na hora que acordar e agradeça antes de dormir. Se, por algum motivo, você parar de pensar ou tiver algum pensamento negativo nestes 30 dias, comece novamente, faça os 30 dias diretos; você verá que o resultado será fantástico, você mudará de atitude e o que treinou neste último mês vai se tornar um hábito e, este, o fará conquistar coisas maravilhosas em sua vida, só depende da sua ATITUDE.

Quero lhe dar um presente especial para você conseguir isso, me envie um e-mail (wilson.giglio@mentordenegocios.com.br) que responderei com um link para um vídeo especial a respeito deste assunto, mais uma planilha de um plano de ação para você utilizar no seu planejamento deste mês, que te ajudará na realização do seu sonho.

A palavra agora é: acredite em você, planeje, estude, se capacite, tenha atitude, tenho certeza absoluta que você vai conseguir chegar no destino que você determinar e não aonde a vida te levar, depende única e exclusivamente de você e de suas ações.

Escolha! Escolha viver e ser feliz, e sem crise!

Sobre o autor:

Wilson Giglio é consultor em Gestão Empresarial, Palestrante e Mentor de Negócios
Escreve artigos para EXAME e para outros sites de sua autoria sobre empreendedorismowilson giglioSiga o:
www.mentordenegocios.com.br
www.portaldosempreendedores.com.br
www.empreenderparatodos.com.br
www.minutodoempreendedor.net.br 

http://wilsongiglio.com.br/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s