10 dicas para enfrentar um ano difícil

O ano de 2015 está mostrando que a economia está enfrentando muitos desafios. Aqui estão 10 recomendações para os empreendedores consigam manter a saúde de seus negócios:

  1. Poupe: Encontre alguma maneira de diminuir os gastos. Pode ser aquela lâmpada do escritório que fica acesa a noite inteira, aquele vazamento de agua que ninguém consertou, ou mesmo aquele serviço de entrega mais caro que faz serviços na região, por que não rever estes gastos?
  2. Planejamento: Adiante no máximo seu planejamento financeiro. Difícil? Existem inúmeras maneiras de aprender isso, por livros, pela internet e mais recentemente os aplicativos como ZeroPaper e GuiaBolso.
  3. Confira: Todo fim de mês confira se os números do planejamento estão batendo com os resultados, se isso não ocorrer, revise os planos e faça as mudanças necessárias.
  4. Siga em frente e enfrente!: Não tenha medo de investir no que você acredita por causa da economia. Invista em marketing, promoções e publicidade. Ou vai ficar esperando a crise passar para tomar iniciativas?
  5. Procure oportunidades: “Onde há crise, há oportunidade”. Ou para ficar mais claro “Enquanto as pessoas choram, eu vendo lenços de papel”. Busque novos negócios onde você nunca havia pensado.
  6. Não economize sem sentido: Uma manutenção em um equipamento custa menos que consertá-lo ou comprar um novo, e isso sem contar que um equipamento quebrado atrasa a entrega do produto para o cliente.
  7. Negocie com seu banco: Se você possui algum débito ou empréstimo com o banco, negocie com o gerente. Em alguns casos, vale a pena fazer portabilidade com outra instituição.
  8. Procure novos recursos: Pesquise novos fornecedores para suas matérias-primas e insumos, e renegocie com os fornecedores atuais.
  9. Mantenha o fluxo: Negocie prazos e faça as datas de saída e entradas de recursos se coincidam. Isso diminui as chances de que você tenha que recorrer a outras fontes de capital.
  10. Converse com seu time: Envolva toda sua equipe e conte com a ajuda deles para diminuir os custos. Eles podem indicar onde estão os desperdícios e contribuírem com ações de impacto. Se for preciso, demita e seja transparente.

Você conhece mais algumas dicas? Compartilhe conosco nos comentários!

Anúncios

3 comentários sobre “10 dicas para enfrentar um ano difícil

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s