Tendências para Seguir

Você conhece as tendências do futuro? Quando um mesmo tipo de clientes tem as mesmas preferências ou hábitos existe uma tendência, e saber aproveita-la garante um futuro promissor aos seus negócios. As tendências abaixo foram listadas na revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios de Julho de 2015, confira nosso resumo!

Vamos a elas:

Coletividade

Conectividade

Consumo Infantil

Debate político

Terceira Idade

Mobilidade nas cidades

Busca Identidade de Gênero

Consumo Sustentável

Vamos entendê-las:

Coletividade

As pessoas estão mais conectadas do que nunca, e com isso vem coletividade. Além disso existe a necessidades das pessoas em criar grupos seja para trabalhar em algo (projetos, causas sociais, freelancers) tornam o coletivo algo comum na sociedade, o que é novo são as maneiras como elas estão formando estes grupos. Os melhores exemplos são os espaços coworking, que estão mudando a maneira de como elas se relacionam no trabalho e espaço, leia mais aqui.

Conectividade

Com o crescente numero de smartphones ligados às redes 3G e 4G, a mobilidade tornou as pessoas conectadas em tempo integral, e isso dificilmente será regredido. Por dia o brasileiro gasta cerca de duas horas e meia em frente à tela do celular, segundo a pesquisa Ibope/Conecta/WIN. E isso pode fazer a seguinte questão ao seu negocio: Meu site se adapta a tela do celular? Estou nas redes sociais, onde meu publico gasta horas? Tenho presença digital? Estas questões devem ser respondidas, pois quem não é visto não é lembrado.

Consumo Infantil

Nos últimos anos as famílias vêm diminuindo nas quantidades de filhos e isso torna o filho único em um membro muito importante da família que precisa ter atenção dos pais e ter suas necessidades atendidas. Festas e eventos, educação particular, experiências divertidas e moda e beleza são bons exemplos de setores que atendem as necessidades destes pequenos.

 Debate político

Visto por muitos como algo que era restrito para os plenários e câmaras, o debate político tornou-se popular graças aos últimos protestos e a mobilização nas redes sociais. Questões complexas como maioridade penal, legalização da maconha ou aborto e questões simples como instalações publicas e gastos com verbas se tornaram comuns para quem busca estes conteúdos na internet. Alem disso existem sites como Change.org e Avaaz que lideram movimentos para mudanças de causas políticas e sociais, por meio de assinaturas e petições.

Terceira Idade

Assim como países desenvolvidos o povo brasileiro esta envelhecendo nos últimos anos, e existe uma gama de serviços novos para atender estes senhores e senhoras. Mesmo que o seu negocio não seja focado para este publico, a acessibilidade para os locais onde estas pessoas frequentam é importante assim como para pessoas com deficiências físicas. Outro ponto importante é o consumo por experiência, como em viagens, restaurantes, compras, entre outros.

Mobilidade nas cidades

Com as construções das grandes cidades e metrópoles, o cidadão aprendeu a desenvolver novas maneiras de aproveitar os espaços, pois nem sempre é possível viajar para outras localidades. Exemplo disso são os clubes em condomínios, shoppings centers e lojas em todos os lugares, os food trucks, os parques e as ciclovias. Transformar as maneiras como estas pessoas interagem com a cidade são os desafios das empresas atuais, pois como grande parte delas está em convívio nestes grandes centros as oportunidades são imensas, mas a concorrência também é.

Busca de Identidade de gênero

Um ponto que sempre gerou discussões a busca de identidade se tornou tendência, seja pelas mulheres que buscam posições semelhantes aos homens em cargos em empresas, homossexuais que buscam direitos iguais aos heterossexuais, ou homens mais preocupados com a aparência estes públicos procuram serviços que atendam suas necessidades que normalmente são descriminadas.

Consumo Sustentável

A escassez de água e energia nos últimos tempos mostrou algo obvio, mas que fingimos que não é: Estes recursos não são infinitos. As empresas começaram a economizar não só por causa disso, mas principalmente por causa do custo que estes recursos começaram a representar. Quem souber como poupar água, energia, papel, combustível, entre outros recursos terá vantagens competitivas que os consumidores também procuram quando usam seus produtos.

Estas são as tendências, agora você pode procurar criar as soluções para elas!

Por Claudio Fernando

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s